Resenha: A Garota no Trem

   

  "Todas as manhãs Rachel pega o trem das 8h04 de Ashbury para Londres. O arrastar trepidante pelos trilhos faz parte de sua rotina. O percurso, que ela conhece de cor, é um hipnotizante passeio de galpões, caixas d’água, pontes e aconchegantes casas.

Em determinado trecho, o trem para no sinal vermelho. E é de lá que Rachel observa diariamente a casa de número 15. Obcecada com seus belos habitantes – a quem chama de Jess e Jason –, Rachel é capaz de descrever o que imagina ser a vida perfeita do jovem casal. Até testemunhar uma cena chocante, segundos antes de o trem dar um solavanco e seguir viagem. Poucos dias depois, ela descobre que Jess – na verdade Megan – está desaparecida.

     Sem conseguir se manter alheia à situação, ela vai à polícia e conta o que viu. E acaba não só participando diretamente do desenrolar dos acontecimentos, mas também da vida de todos os envolvidos.

Uma narrativa extremamente inteligente e repleta de reviravoltas, A garota no trem é um thriller digno de Hitchcock a ser compulsivamente devorado."


Autora: Paula Hawkins
Título Original: The Girl on the Train
ISBN-13: 9788501104656
ISBN-10: 8501104655
Ano: 2015 / Páginas: 378
Idioma: Português 
Editora: Record
Encontre AQUI





     Rachel foi abandonada por seu esposo, que a traia, e ele, logo tratou de assumir a amante, e tiveram uma filha. Rachel, não consegue superar a situação, e desempregada, vivendo de favor na casa de uma amiga, continua todos os dias no mesmo horário (8h04m) pegando o trem, e observando sua antiga vizinhança, onde seu ex-marido vive atualmente com Anna e sua filha. E é assim que ela observa todos os dias o casal que ela acha perfeito, a quem denominou de Jess e Jason. Mas no dia seguinte em que vê Jess (Megan) beijando outro homem, ela simplesmente desaparece.

"Uma para tristeza, duas para alegria, três para menina. Três para menina" Pág 09 

     Rachel procura a polícia para informar o que viu, mas como anda sempre bêbada, e não é uma testemunha confiável, ela acaba decidindo investigar este desaparecimento sozinha.

"Estou exausta, a cabeça pesada de tanto sono. Toda vez que bebo, dificilmente durmo bem. Apago na cama por uma ou duas horas, então acordo, com medo de tudo e com nojo de mim" Pág.41

     O livro é narrado por três personagens, a própria Rachel, a desaparecida Megan e a atual esposa do ex da Rachel, Anna. E a ordem cronológica é intercalada. O bom da narração em diversos pontos de vista é que conhecemos a fundo cada um deles, e neste caso, há a prova que ninguém é o que parece ser.



     Não vi muitas semelhanças com A Garota Exemplar, e talvez por esta comparação alguns se frustraram com o livro, eu particularmente gostei bastante, porque é o meu gênero literário favorito, e mesmo a depressão excessiva que existe neste enredo, não me incomodou. As semelhanças notórias são as camuflagens dos personagens, como eu falei acima, todos escondem alguma coisa.
"[...] não bebi ontem à noite, e não sinto vontade de beber agora. Estou interessada, pela primeira vez em muito tempo, em algo que não seja minha própria desgraça" Pág. 104
     Em alguns momentos achei a leitura cansativa, pelo fato de não acreditar que mesmo a mais depressiva das pessoas, com muita bobagem na cabeça, não faria o que Rachel foi fazendo durante o decorrer da estória. Por outro lado, foi bom entrar no mundo que Rachel vivia e perceber lá de dentro, como se sente um alcoólatra, como é o momento da recaída e como ele se sente depois de voltar a si, a autora foi excepcional neste sentido.



  Em relação ao suspense, com certeza foi impecável, conforme o enredo iria desenrolando, eu suspeitava de alguém diferente, até achei que eu tinha sido eu, kkkkkk. Só percebi mesmo quando realmente era a hora disso, não imaginei em nenhum momento anterior que a estória terminaria deste jeito, e o que viria além. Fiquei realmente muito surpresa com algumas outras coisas.

     Logo teremos a adaptação do livro nos cinemas, e estou de verdade ansiosa para ver como ficará, pois, mesmo com alguns defeitos, é um livro que vale muito a pena, e não é à toa que foi o fenômeno em todos os países publicados, eu super recomendo a leitura, e com certeza a autora, por quem me apaixonei.




0 comentários:

Postar um comentário

Curta-nos no Facebook

Estou lendo