Resenha: A Odisseia de Tibor Lobato (O Oitavo Vilarejo #01) - Gustavo Rosseb



Tibor Lobato "Depois de perder os pais num terrível incêndio no acampamento cigano onde moravam e passar dois anos num orfanato, Tibor Lobato e sua irmã Sátir são encontrados pela avó e vão morar no seu sítio. Ali fazem amizade com Rurique, um garoto conhecedor das lendas e histórias de assombração do lugar.  Durante a quaresma, coisas muito estranhas começam a acontecer na região e seres fantásticos do folclore - como a Mula Sem Cabeça, o Boitatá e a Cuca -, ganham vida e começam a assombrar os habitantes dos Sete Vilarejos. Os três começam a correr perigo quando descobrem segredos que ligam a família dos irmãos a esses seres fantásticos e a um lendário Oitavo Vilarejo. A partir daí inicia-se uma odisseia cheia de magia, que levará os três amigos a reconhecerem e valorizarem virtudes como lealdade, coragem, esperança e amizade." Autor: Gustavo Rosseb | ISBN-13: 9788555390012 | Ano: 2015 / Páginas: 224 | Idioma: português | Editora: Jangada | Encontre AQUI

  Há alguns meses, li uma resenha deste livro do Blog Coisas de Meninas, e me apaixonei pela estória, e pela linda capa do livro. Desde aquela data, tive como objetivo, ler este livro nacional, que misturava a fantasia, com a nossa mitologia brasileira, e queria muito me encantar, como a Neyla se encantou. Ela me emprestou este livro, e finalmente o li, e cá estou eu, para tentar expressar pelo menos a metade dos meus sentimentos aqui.


Tibor Lobato, tem 13 anos, e sua irmã Sátir 14, eles perderam os pais em uma tragédia, e passaram 2 anos em um orfanato, até a avó paterna deles, D. Gailde, conseguir levá-los para o sítio onde morava. Logo de início, eles simpatizaram com a avó, e logo queriam respostas, pois ela demorou aquele tempo, para encontrá-los, e é logo no começo que já começam os mistérios que rondam D. Gailde, o sítio, e os vilarejos.

No sítio, eles conhecem Rurique, que ajuda a avó nos afazeres, e junto com o jovem, além de uma amizade, eles passam a se encarregarem dos afazeres com ele. D. Gailde, explica aos netos, e a Rurique, que no período da Quaresma, coisas estranhas acontecem, e que eles não deveriam andar durante a noite pelas matas. Mesmo explicando algumas coisas, ela ainda não conta tudo, e eles sentem que ainda há algo ali, e claro, como crianças curiosas que são, eles não deram muito ouvidos para a avó, e claro, que eles precisavam ir atrás dos perigos, para termos ação no livro, não é mesmo?

Tibor Lobato


Então, o livro é rechado de ação, do começo ao fim, e quando os mistérios vão sendo sanados, a curiosidade para saber mais, e mais, não me permitiu fechar o livro. É incrível perceber que, apesar de Tibor dar nome ao livro, os outros dois, Sátir e Rurique, são tão importantes quanto ele para o desenrolar do enredo. Eu, particularmente, me apaixonei pelo instinto protetor de Sátir, porque ela se assemelha muito a mim, sou a mais velha de 3 irmãos, e já comprei muita briga, para eles ficarem a salvo. Sendo assim, foi uma das personagens que mais gostei.

Quando acontecem a maioria dos eventos estranhos e misteriosos, a única explicação que eles sabem de imediato, é que há a relação entre a família deles, e o que fizeram no passado, e óbvio, a cada capítulo a curiosidade aumentava, e eu queria saber qual a relação, como foi, quem eram, e fui me surpreendendo a cada folha lida.



Na contracapa do livro, uma das pessoas que fazem comentários a respeito do livro, dizem que Tibor Lobato, é o Harry Potter brasileiro, e eu nunca tive curiosidade de ler HP, e se for realmente algo que seja minimamente parecido com o que li aqui, vou correr para ler de uma vez. Amei este livro de fantasia, e me foi uma grata surpresa, e agora, terei de controlar a minha ansiedade para o próximo livro, que não sei quando será lançado, e para assistir a adaptação dele para as telinhas. Como lidar com isto agora? 

0 comentários:

Postar um comentário

Curta-nos no Facebook

Estou lendo