Resenha: O Menino Marrom - Ziraldo - #Pequeno Leitor 10



"Esta é a história de um menino marrom, mas fala também de um menino cor-de-rosa. São dois perguntadores inveterados que querem descobrir juntos os mistérios das cores. “Quem inventou que o contrário de preto é branco?”..." Autor: Ziraldo | ISBN-13: 9788506010099 | Ano: 1986 / Páginas: 32 | Idioma: português | Editora: Melhoramentos | Encontre AQUI




O Menino Marrom, é um livro publicado inicialmente em 1986, há 30 anos, escrito e ilustrado pelo grande profissional Ziraldo. O engraçado, é que mesmo em 30 anos, este assunto ainda precis abordado, o que são os tons de pele, como eles podem ser caracterizados, e como meninos curiosos, de cores diferentes, podem ser tão amigos e parceiros. O menino marrom, e o menino cor-de-rosa, que são descritos através do uso de metáforas, como por exemplo, no caso do menino marrom, "Sua  pele  era cor  de chocolate. Chocolate puro, não aqueles misturados com leite.(...)" e no caso dos seus olhos, ele descreve: "As bolinhas dos olhos pareciam duas jabuticabas: pretinhas." Os dentes do garoto, ele descreve como teclas de piano. Já o menino cor-de-rosa, as descrições são mais reais, a cor do cabelo amarelo, o seu nariz fino, e os olhos que pareciam castanhos, verdes, ou azuis, mas que brilhavam de alegria ao ver seu amigo, o menino marrom chegar.

A delícia de ver este livro, escrito há 30 anos, onde o preconceito e a discriminação eram ainda mais ferrenhas, e perceber como eles levavam a amizade, com o amor infantil, o amor da criança pura e sem maldade. Que deseja descobrir o que há por trás das cores da pele. Durante o livro, os dois amigos curiosos e perguntadores, vão descobrindo diversos grupos étnicos, e diferentes colorações. O foco do Ziraldo, é as nominações dadas aos tons da pele, e ainda coloca em pauta diversas coisas dadas como pretas, brancas, claro, moreno, e afins. As questões raciais são abordadas pelas próprias crianças, durante a narrativa, e são abordadas de forma direta, porém leve.

Além do mais, o livro prova que mesmo em uma amizade de anos, existem prioridades e responsabilidades, que cada um toma durante o decorrer da vida. E foi isso que aconteceu entre os dois meninos. Mesmo em caminhos diferentes. E é realmente o que ocorre em nossa vida adulta, aqueles amigos que caminhamos juntos, lado a lado, durante nossa infância e adolescência, mesmo que continuemos amigos, já não fazemos mais tudo juntos, nem nos vemos com frequencia, mas aquele sentimento de amizade, e de companheirismo, estará para sempre ali, dentro do coração.
"Um é  craque  de basquete e  o outro, de  voleibol; um já está quase               formado  e  o outro não  estuda  mais - ou  os  dois  já  se formaram,               todos  dois já  são  doutores - já nem posso precisar. Só sei que um                desistiu de  tocar a bateria  e o outro fez  um  samba e  gravou  uma               canção; um  está  tocando  flauta  e  o outro,  violão. Um  deles já se               casou - se  casou  eu  não  sei  bem - e  o  outro perdeu  a conta das               namoradas que tem. (...)" 

Recomendo e muito, este livro para crianças maiores, que já compreendem o real valor da amizade, e para aqueles que ainda são pequenos, que eles cresçam incutidos daquilo que é mais importante, tanto na amizade, como na convivência com estranhos, respeito e amor ao próximo.

2 comentários:

  1. Infelizmente em 2016 ainda temos pessoas que praticam o preconceito, Ziraldo é um excelente escritor para este assunto, pois ele lida diariamente com crianças e escrever um livro divertido e de um tema sério foi a melhor coisa que fez, espero conferir

    ResponderExcluir
  2. O Ziraldo é bem irreverente e criativo, consegue tratar de assuntos importantes com bom humor. Desse livro confesso que nunca ouvi falar, mas fiquei curiosa. Vou ler e se gostar indicar pra minha priminha.

    ResponderExcluir

Curta-nos no Facebook

Estou lendo