Resenha: A Vaca que Botou um Ovo - Andy Cutbill - #Pequeno Leitor 11


a vaca que botou um ovo

"Mimosa não se sente especial. Não sabe andar de bicicleta, nem fazer estrela, nem plantar bananeira, como as outras vacas. Mas, numa bela manhã, Mimosa vai descobrir uma coisa extraordinária!" Autor: Andy Cutbill | Ilustrações: Russel Ayto | ISBN-13: 9788516064891 | Ano: 2010 / Páginas: 32 | Idioma: português | Editora: Salamandra | Encontre AQUI


Graças a esta coluna, tenho lido muito mais obras infantis, não apenas com a intenção de ler para o meu filho, mas também para falar com vocês leitores sobre elas. Como já falei uma vez, sei como é complicado encontrar resenhas críticas de obras infantis, antes de comprar para ler para nossas crianças, e espero estar ajudando de alguma forma, a selecionar alguns destes livros.

Mimosa é uma vaquinha, que estava se sentindo triste e deprimida, porque se sentia inferior as outras vacas, que plantam bananeira e andavam de bicicleta. Ela conta isso as suas amigas galinhas, afirmando que se sentia comum por conta disso. As galinhas se juntaram a noite, e bolaram um plano, simularam que a Mimosa tinha colocado um ovo, e nem mesmo ela, sabia disso, apenas as galinhas.



E é claro, que isto causa um tremendo alvoroço na fazenda, as outras vacas não tinham o que falar, e os donos em um grande espanto, ligaram até para o jornal da cidade. Logo a Mimosa era o foco das atenções, dos flashes, e das reportagens, passou a se sentir especial, alegrando as amigas galinhas. Mas claro que as outras vacas, tomadas pela inveja e pela falta de atenção, conversam entre si, que há algo errado, e que vacas não põem ovos, e acusam as coitadas das galinhas de terem arquitetado tudo. Para provar que o ovo era realmente dela, Mimosa o esquentou dia após dia o ovo, sentado em cima, e finalmente o ovo chocou.

Livros curtos são ainda mais difíceis de serem resenhados, pois por terem pouco conteúdo escrito, é muito difícil não soltar spoilers. Mas é muito legal, falar quais os pontos que me marcaram, e as lições que consegui tirar deles. Ainda acho, que os livros infantis tem uma carga de deixar lições, maiores que muitos outros livros adultos por aí, e com este não foi diferente. Primeiro, o valor da amizade. As galinhas tiveram uma bela atitude, para alegrar a amiga triste, e mesmo depois de muito tempo, não recuaram em nenhum momento, provando que são amigas até o fim. E, o segundo ponto, que foi o que achei mais lindo, foi quando o pintinho nasce, e muge, sim ele solta um lindo e estrondoso Muuuuuu. Qual a lição que tiro disso? Simples, pai e mãe, são aqueles que te dão amor, cuidam de você, o protege, e luta por você, pai e mãe, mãe e mãe, pai e pai, avós, tios, apenas a mãe, ou apenas o pai, estes sim, são aqueles que merecem nosso amor, afeto, carinho e dedicação. 

As ilustrações são bem lindas, e simples, creio que a simplicidade quando muito bem feita, chama a mesma atenção de algo muito rebuscado. É um livro que eu super recomendo! Vale muito a pena. Ou todas as galinhas, :D. 

1 comentários:

  1. Acho muito legal da sua parte fazer criticas de livros infantis, assim podemos saber o que é bom e o que não, as vezes a obra acaba sendo ruim para o aprendizado de uma criança...acho que toda criança gostaria de um livro assim, bem criativo e divertido

    ResponderExcluir

Curta-nos no Facebook

Estou lendo