Quadro a Quadro: Frida Kahlo: Para que preciso de pés quando tenho asas para voar? - Jean-Luc Cornette



"1937, México. Frida Kahlo, artista genial e mulher livre, recebe em sua casa Leon Trotsky, um dos líderes da revolução russa, forçado ao exílio após a ascensão ao poder de seu adversário Stalin. Até 1940, o político, a bela mexicana e seu marido, o grande pintor Diego Rivera, viverão uma aventura extraordinária, entre paixão e fúria, arte e política, risos e lágrimas. Três destinos que se cruzam para contar quatro anos de uma história que marcou profundamente o século XX." Autor: Jean-Luc Cornette | Ilustrações: Flore Balthazar | ISBN-13: 9788582863534 | Ano: 2016 / Páginas: 128 | Idioma: português | Editora: Nemo | Encontre AQUI

  Vi este lançamento da Editora Nemo e decidi que leria algo sobre a Frida pela primeira vez. Mesmo sem ter lido nada que fale sobre a sua biografia, conhecia a sua história de vida e todas as coisas que aconteceram nela antes do início da sua carreira como artista. Antes de se casar, ela passou por diversas cirurgias e ainda tinha uma deficiência em uma das pernas. Mas aqui não foi bem isso que eu consegui enxergar.


O trabalho realizado nas ilustrações foi realizado com maestria, é muito bem trabalhado e consegue nos inserir na história. Senti falta de um elemento fundamental que era a deficiência na perna da Frida. E  a história que começa logo quando ela e seu marido Diego Rivera, recebem o Leon Trotsky em sua casa. Leon foi um dos líderes da revolução russa, e estava em exílio no México. Senti que a HQ tentou falar sobre esta história de uma forma mais descontraída.


Mas me incomodou muito as excessivas cenas de sexo, mesmo que eu goste de livros com a pegada mais hot, ficou parecendo que a vida da Frida se resumia a isso, o que não é tão condizente com sua história de vida. A sua vida com seu marido, mesmo com traições de ambos os lados, era uma vida com cumplicidade. Querendo ou não, depois do início do relacionamento deles é que a Frida passou a ser reconhecida pelas suas obras.


O contexto histórico é citado, mas sem muita ênfase. O final foi o ponto alto da HQ. Quando algumas das armações e manipulações vem a tona. Agora pretendo ler algo mais específico da Frida e conhecer um pouco melhor a sua história.

7 comentários:

  1. Eu nunca li nada sobre a Frida e nem mesmo sei sobre sua história de vida, confesso isso com certa vergonha. De qualquer forma, prefiro ler uma biografia primeiro do que me arriscar logo nos quadrinhos, diferente do que você fez, ainda mais sabendo que tem mais cenas de sexo do que história.

    Um abraço!
    Parágrafos & Travessões

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade não há um grande número de cenas, o que me incomodou foi a ausência da sua história antes do casamento, pois diz bastante quem ela é. Achei que a poderiam ter reduzido essas cenas e contar um pouco mais sobre ela.

      Excluir
  2. Priscila!
    Li rapidamente algumas bibliografias sobre a Frida, mas já assisti um filme baseado em sua história e o filme também tem um enfoque mais sexual como aqui no HQ.
    Não entendi bem porque fizeram um HQ com pegada mais hot, ao invés de contar sobre a vida dela mesmo, mas as ilustrações parecem bem fiéis.
    “Ano Novo!
    Um novo ano começou, e assim, eles passarão: um a um… São mais 365 dias... Novas outras 365 oportunidades de fazer diferente! Fazer melhor, fazer mais, em alguns casos, fazer menos… Espero que ao final desse tempo, possamos contabilizar quantas estrelas fizemos brilhar…” (Desconhecido)
    FELIZ 2017!
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de JANEIRO dos nacionais, livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rudy, não sei se a resenha pareceu isso, mas não é uma HQ hot. Tem várias cenas sim, e o que me incomodou foi a ausência da sua história de vida antes do casamento. As cirurgias, a deficiência, e etc. Acho que se o autor tivesse reduzido parte dessas cenas e tivesse contado mais sobre a Frida, seria bem mais prazeroso.

      Excluir
  3. Até agora eu não li nada da Frida, mas também como você antes de ler eu conhecia a sua história.
    Eu não sou muito de ler HQs mas tenho que dizer que as ilustrações estão realmente maravilhosas! Deve ser uma boa leitura mesmo!

    ResponderExcluir
  4. Não sou muito fã de livros que tenham uma pegada hot.
    Eu fiquei mais curiosa pra ler por causa do tema já que eu admiro muito a jornada de Frida Kahlo. As imagens estão lindas, é muito convidativa a leitura.

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Já ouvi falar muito da Frida principalmente referencias a sua historia, mas conheço muito pouca dela, por isso achei essa HQ sobre ela bem interessante, pois acaba sendo uma outra forma de contar a sua historia, sobre uma nova visão e fiquei curiosa para poder ler e conhecer !!

    ResponderExcluir

Curta-nos no Facebook

Estou lendo