Resenha: Marcelo: De Hora em Hora - Ruth Rocha - #Pequeno Leitor 24



"Neste livro as perguntas divertidas de Marcelo levam a história a uma explicação sobre o tempo. As horas são apresentadas com graça e muitas ilustrações, despertando o interesse das crianças. Marcelo vive o seu cotidiano e, sempre dando seus apartes, vai aprendendo com as respostas da mãe. No final ele descreve o seu dia mostrando qual hora corresponde a cada momento, desde que levanta até o fim do dia." Autora: Ruth Rocha | ISBN-13: 9788530502041 | Ano: 1999 / Páginas: 36 | Idioma: português | Editora: Salamandra | Encontre AQUI

  Voltamos com mais um livro infantil para conhecermos. Estou tentando trazer o máximo de livros que consigo, mas é um pouco mais complicado que os livros de outros gêneros. Mesmo com uma criança em casa, e tentando fazer o que posso para incluí-lo no mundo lindo na leitura, não consigo comprar tantos livros assim por mês, e aqui a maioria dos livros que resenho, eu mesma quem compro. Então compreendam se eu não conseguir trazer todos os livros que gostaria, mas vou tentar.

Marcelo é uma criança que está aprendendo ainda sobre as coisas ao seu redor e por conta disto, ele faz inúmeras perguntas bem divertidas. Todas elas recheadas do humor que só as crianças são capazes de expressar. Quando fez mais uma de suas indagações, é que surgiu finalmente o tema do livro. Ele quer saber da sua mãe o que significa "veazora" e quando ela o explica que é quando conseguimos saber as horas, que horas são durante aquela parte do dia. Como qualquer criança curiosa, ele a pergunta como é que conseguimos fazer isso. Como faz, onde olha e como sabemos o que cada parte do relógio faz.

Assim como a mãe do Marcelo, todas nós mães, somos ou seremos indagadas acerca de diversas perguntas do cotidiano, desde as mais simples, àquelas mais cabeludas e estranhas e teremos de estar preparados para isso, ou pelo menos fingir bem. No caso em questão era uma pergunta simples, mas que precisava ser explicada com todo cuidado, para que a criança realmente entenda. Eu gostei bastante deste livro, por que até alguns adultos tem dificuldade de saber que horas são, em relógios de ponteiro. E quando há um cuidado, para se explicar em partes minuciosas, com certeza as vantagens serão maravilhosas.

Acho muito importante que haja um auxílio didático para vários assuntos, que auxiliem as mães que provavelmente não tenham tanta instrução, e que elas consigam dar aos filhos o que não pode ter. O livro é bem didático, e bem detalhado. Para quem está com dificuldade de ensinar, talvez este livro seja um auxílio legal.

4 comentários:

  1. Oi, tudo bem?
    Eu acho esses livrinhos infantis tão importantes para a formação das crianças. Seria ótimo se todas as crianças pudessem ter acesso a este tipo de material, pois por apresentar uma linguagem mais simples o aprendizado fica mais divertido. Parabéns por incentivar seu pequeno nesse mundo mágico da leitura.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Priscila!
    Nem se preocupe, gosto muito das resenhas que traz para o blog.
    Essa então é bem didática e importante tanto para as crianças e principalmente para as mães que pode ter uma orientação melhor de como responder e explicar as perguntas dos filhos, alunos, etc..
    “O saber é saber que nada se sabe. Este é a definição do verdadeiro conhecimento.” (Confúcio)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de FEVEREIRO, livros + KIT DE MATERIAL ESCOLAR e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  3. Se eu já acho os livros que eu leio caro, e a maioria compro em promoções e sebos, acho um absurdo o valor de livros infantis, o que é uma vergonha! Afinal, era pra ser um incentivo aos pequeninos começarem a ler.
    Entendo porque não traz tantos, hehe.
    Gostei bastante da historinha desse livro, mas sem pequenos ao meu redor não é algo que eu compraria, haha.

    ResponderExcluir
  4. É compreensível você não trazer tantas resenhas de livros infantis, até porque essas obras são bem caras. Gostei da proposta, as crianças em minha volta também fazem muitas perguntas, até umas bem confusas, e fico me perguntando como conseguiram pensar nelas. Acho que sera dinâmico e divertido para as crianças, que irão se identificar com a curiosidade do personagem.

    ResponderExcluir

Curta-nos no Facebook

Estou lendo