Resenha: Uma Canção Pra Você - Luiza Trigo



"Novo livro da carioca Luiza Trigo, Uma canção pra você retoma as personagens de Meus 15 anos e Na porta ao lado – as amigas Bia, Carol, Amanda, Pri e Roberta – e gira em torno das aventuras e desventuras de Amanda, que decide passar o Natal na casa de seu pai, em Curitiba. A ansiedade de um concurso de bandas (e o pânico de cantar), as mensagens e ligações do ex-namorado problemático, um novo paquera, o avô doente... São muitos os desafios que Amanda tem pela frente, longe do seu Rio de Janeiro e de suas melhores amigas. Mas alguns talentos às vezes precisam justamente de situações difíceis para se manifestar; assim como as melhores surpresas acontecem quando menos se espera. E apesar da distância, Bia, Carol, Pri e Roberta estão sempre ao alcance da tela do celular, para dividir com Amanda suas alegrias, tristezas, sonhos, medos e angústias, nesta história emocionante, divertida e cheia de reviravoltas, como é a vida de qualquer adolescente. " Autora: Luiza Trigo | ISBN-13: 9788579802867 | Ano: 2016 / Páginas: 208 | Idioma: português | Editora: Rocco Jovens Leitores | Encontre AQUI

Gosto muito dos livros da Luly, são livros voltados para o público juvenil, mas como sou louca por bons livros juvenis me apaixonei por eles. E voltamos a mais um livro no universo "Meus 15 Anos", desta vez a protagonista é a Amanda. Em Meus 15 Anos foi a Biia, e Na Porta ao Lado, a Carol. Deveremos esperar ainda mais dois livros, para o desfecho do quinteto. Faltam Priscila - minha xará - e a Roberta. Acredito que a cada ano a autora vai criando mais maturidade na escrita, e isto reflete em suas obras. Me encantei por Meus 15 Anos, e ainda mais por Na Porta ao Lado. Porém, Uma Canção Pra Você conseguiu ser ainda melhor que os anteriores.

Amanda decide ir mais cedo para Curitiba, para passar as férias com seu pai. Obviamente sua mãe e seu primo Vini desconfiaram da súbita vontade de passar o natal lá, pois era o natal da sua mãe. Para seu primo ela conta toda a verdade, veio embora antes por causa do seu ex-namorado que a traiu diversas vezes e não lhe deixava em paz. Somado a este problema, existia um ainda maior. Seu avô estava bem debilitado depois da sua avó morrer. Desta vez ele estava ainda pior, não falava nem se mexia, e não comia direito. Ele fazia uma festa quando sua netinha estava lá, mas dessa vez ele não esboçava nenhuma reação. E era apenas para ele que ela conseguia cantar. Ela tinha uma voz linda, porém um bloqueio a impedia de cantar para outros. Nem mesmo para os seus pais ela cantava. Até mesmo suas melhores amigas não conheciam a sua vocação musical. 

E é aí que ela precisa usar esta vocação novamente. Seu primo conseguiu uma bolsa para estudar fora, mas precisa de dinheiro para passagens e para se manter por lá. E quando ele pede a ela para escrever uma letra pra ele, ela no começo não quer muito fazer isso, mas acaba cedendo. Com o fim do seu relacionamento, que era abusivo, inspiração não faltou. Ela escreve uma bela letra, e com a ajuda do Vini, e de seu amigo Ricardo, um belo arranjo foi feito, e eles conseguiram passar para a próxima etapa.

Agora que citei o Ricardo, preciso falar um pouco mais sobre ele. O Ricardo é baiano, porém morou há mais tempo em Curitiba. Um bom músico, trabalha tocando piano em um shopping de Curitiba. E é lá que a Amanda conhece-o. Percebendo que ninguém o notava, e que ele tocava maravilhosamente bem, o aplaude no meio do shopping. E com o tempo ela vai percebendo o quão agradável ele é. E que o seu sorriso é capaz de acalmá-la. O bom dele aparecer em um momento tão louco da sua vida, foi mostrar que nem todos os homens eram como o ex-namorado problemático dela. Torci quase o livro inteiro que eles dessem um beijinho, porque eles me pareceram o casal mais bem desenhado da Luiza Trigo.

Este livro aborda um tema bem real e comum, que é Relacionamento abusivo. No caso da Amanda, os abusos eram psicológicos. Ele se aproveitava da fraqueza emocional dela, e a fazia pensar que ela não encontraria outra pessoa, e que só ele iria ficar com ela. Além de vez ou outra, demonstrar ser amável na frente dos outros, e por trás uma cobra pronta para dar o bote. Sabe-se também, que muitos relacionamentos que envolvem agressões físicas, começam com as mentais. E muitos destes casos, são assim como no caso da Amanda, com adolescentes. Querendo ou não, são indivíduos sem muita maturidade, e mais propensos a fragilidade. Curti muito este assunto abordado em um livro voltado ao público juvenil. Parabéns por isso Luly.

Assim como nos livros anteriores, os capítulos são voltados as paixões das protagonistas. A Bia amava filmes, e os capítulos tinham eles como tema. A Carol era louca por livros, e cada capítulo levava o nome de um livro. Já neste, onde o mundo da música é predominante, além de cada capítulo começar com uma música, muita coisa dentro do capítulo, corresponde a alguns trechos da música citada. Ouvi as que não conhecia e curti bastante. :D

A diagramação e arte deste livro, são excepcionais como os anteriores. A capa aveludada, as cores em tons pastel apaixonantes, as ilustrações divinas e tudo muito bem feito. Apaixonada! Só tenho certa dificuldade com as folhas brancas. Porém como são livros curtos, não cansa muito a visão. Super recomendo este livro! Papais e mamães, titios e titias, madrinhas e padrinhos, dêem este livro a uma jovem adolescente, pois será de muita serventia. 

0 comentários:

Postar um comentário

Curta-nos no Facebook

Estou lendo