Resenha: Surpreendente!



 "Pedro Diniz tem um desafio e um problema pela frente.

        O desafio: filmar um roteiro magnífico capaz de surpreender o público e conquistar o maior prêmio do cinema brasileiro. O problema: não ter ideia de como fazer isso.

      Aos 25 anos, recém-formado, Pedro está convencido de que é um sujeito muito especial, que tem a missão de usar o cinema como instrumento para melhorar o mundo. Diagnosticado na adolescência com uma doença degenerativa que o condenaria à cegueira, ele contraria a lógica da medicina quando a perda de sua visão estaciona de forma inexplicável. Enquanto comanda o último cineclube de São Paulo e trabalha em uma videolocadora da periferia, Pedro planeja seu próximo filme, a obra que vai consagrá-lo. E, para animar as coisas, conhece a intrigante Cristal, uma ruivinha decidida, garçonete e estudante de física nuclear, que mexe com seu coração. 

       A perspectiva idealista de Pedro, porém, sofre sérios abalos. Atormentado por um segredo, ele parte com os amigos Fit, Mayla e Cristal numa longa viagem até Pirenópolis, em Goiás, a bordo de um Opala envenenado. Com câmeras nas mãos e espírito de aventura, a equipe técnica improvisada está disposta a usar toda a sua criatividade na filmagem feita na estrada ao sabor de encontros inesperados e de sentimentos imprevisíveis. E o jovem cineasta descobre que, quando o destino foge do script, nada supera o apoio de grandes amigos."
Autor: Maurício Gomyde | ISBN-13: 9788580578089 | ISBN-10: 8580578086 | Ano: 2015 / Páginas: 272 | Idioma: português | Editora: Intrínseca


        Bem, escrevi esta resenha minutos depois de ter lido o livro, pra não permitir que nada do que estou sentindo agora, fuja dos meus dedos. Eu ainda não tinha lido nenhum livro do Maurício Gomyde, mas com um evento se aproximando em Salvador, em que ele estaria presente, e, claro, sabendo que ele era um excelente autor, conforme algumas pessoas já tivessem me dito, corri para comprar o livro, e finalmente terminei.


      Pedro, um rapaz de 25 anos e formado em Cinema e Audiovisual, tem um desejo incontrolável de vencer o Cacau de Ouro, e, logo no começo do livro, eu percebi que era mais para provar aos outros que conseguiria, do que realmente algo que mudaria sua vida. Logo no começo da adolescência, ele descobriu uma doença degenerativa, que pouco a pouco lhe deixaria cego, porém, a doença estagna, e deixa de avançar. Ele passa a ser considerado um milagre, neste aspecto.






       A sua vida, gira em torno do cinema, ele trabalha em uma videolocadora, a VIP, e comanda as exibições no último cineclube de São Paulo, além de claro, tentar produzir o seu filme, para participar do Cacau de Ouro. No meio destas exibições, ele conhece Cristal, uma garçonete que trabalha no local onde seus filmes são exibidos, e que surpreendentemente, cursa física nuclear, e ele se apaixona por ela, e decide que ela será seu novo roteiro.

       Mas, como eu já ouvi falar um pouco sobre Maurício, a estória não seria assim tão fácil, claro! Alguns acontecimentos durante o livro, faz com que Pedro, passe a se perguntar se vale a pena realmente ser tão otimista, e se a bondade que ele prega, trará algum benefício. E é aí que ele se reune a Cristal, e mais dois amigos Fit e Mayla, pega a estrada para Pirenópolis, uma cidade de Goiás, e resolve gravar o seu filme de uma vez por todas, a CHANCE de sua vida. A partir desta viagem, conheci muitas coisas importantes a respeito dele, e dos outros que o acompanhavam, e aprendi várias lições.


        Aliás, o que não falta neste livro são lições de vida, eu, já havia chorado com dois livros em toda a minha vida, este foi o terceiro, e por coincidência, todos são azuis! No "início do fim", eu já comecei a me arrepiar, e tentar imaginar como seria o desfecho, e fui vendo que não era nada que eu tinha pensado, foi ainda melhor, e com certeza é um livro que levarei para a vida. 

        Outro ponto incrível, são as várias citações de músicas, do começo ao fim do livro, fiz alguns quotes, e ouvi só quando terminei, e amei a seleção.  

        Falando da edição, o livro tem uma diagramação linda, com o olho grego nos rodapés, e com frases maravilhosas separando o livro em partes, o azul predominou esta estória, e me fez flutuar, até as nuvens. Maurício Gomyde, você acaba de ganhar mais uma fã.

2 comentários:

  1. Priscila!
    Nossa! sou super fã do Maurício e a cada novo livro, ele se supera.
    Gosto quando o livro traz novos ensinamentos para nossa vida.
    Querendo demais a leitura desse livro.
    Adorei sua análise.
    “Como são admiráveis as pessoas que nós não conhecemos bem.”(Millôr Fernandes)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista, serão 3 ganhadores!

    ResponderExcluir
  2. Ainda não li esse livro, mas as recomendações dele são enormes que já coloquei ele na minha lista pra ler, a história do livro é muito comovente, gosto de livros assim que me faz refletir e adquirir mais valores.

    ResponderExcluir

Curta-nos no Facebook

Estou lendo