Resenhas: Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo - Benjamin Alire Sáenz



"Dante sabe nadar. Ari não. Dante é articulado e confiante. Ari tem dificuldade com as palavras e duvida de si mesmo. Dante é apaixonado por poesia e arte. Ari se perde em pensamentos sobre seu irmão mais velho, que está na prisão.
Um garoto como Dante, com um jeito tão único de ver o mundo, deveria ser a última pessoa capaz de romper as barreiras que Ari construiu em volta de si. Mas quando os dois se conhecem, logo surge uma forte ligação. Eles compartilham livros, pensamentos, sonhos, risadas - e começam a redefinir seus próprios mundos. Assim, descobrem que o amor e a amizade talvez sejam a chave para desvendar os segredos do Universo." Autor: Benjamin Alire Sáenz | ISBN-13: 9788565765350 | Ano: 2014 / Páginas: 392 | Idioma: português | Editora: Seguinte | Encontre AQUI


Comecei a ler este livro, sem ter lido nenhuma indicação, ou resenha do mesmo. Foi realmente um tiro cego, simplesmente por ter amado a capa, e o título do livro. Podem acreditar, mas nem a sinopse eu li. E eu realmente confesso que julguei o livro pela capa, já achava incrível, só de olhar.

Eu acredito que a forma poética do autor escrever, acabou me inserindo na estória, e eu me tornei a terceira amiga do trio, mesmo não tendo um nome filosófico. Aristóteles, ou simplesmente Ari, é um adolescente sem amigos, e frustrado em relação ao passado da família, ele deseja que sua família, (pai, mãe e irmãs gêmeas), comentem o que levou a prisão do irmão, ou que simplesmente falem dele, e parassem de agir como se ele tivesse simplesmente sumido da história deles. Acredito que um dos únicos pontos que me incomodaram neste livro, foi o que realmente aconteceu para ele ser preso, por tanto mistério, esperava algo mais surpreendente, e não foi o que encontrei.

Ari enfim, encontra a amizade, através de Dante, também um adolescente, mas que é extremamente confiante de si, e conquista a simpatia de todos, eles fizeram amizade super rápido, e logo começou o instinto protetor de Ari, para com Dante, inclusive, arriscando sua vida para salvá-lo.

Mesmo passando uns meses separados, eles continuaram mantendo contatos por cartas. E é aí que Aristóteles, começa a evitar o envio de cartas, mesmo Dante mandando várias, ele com muita dificuldade respondia. E é em uma destas cartas que Dante revela que gosta de meninos, e não de meninas, e foi a partir deste momento que eu soube que se tratava de um livro com uma temática um pouco voltada ao LGBT, eu digo um pouco, porque o livro é basicamente sobre dois amigos que se amam e se protegem.

Aristóteles é com toda a certeza um adolescente confuso, por não conhecer parte da história da sua família, por achar que não é uma pessoa querida, e todas aquelas indecisões que um jovem pode ter, e esta insegurança, foi passada com veemência. Tanto que, um fato que estava visivelmente afirmado, foi preciso que seus pais sentassem, e lhes dissessem o que já estava na cara.

Confesso que parte deste fato também me incomodou, não existe a possibilidade de alguém conhecer você, mais que você mesmo, então senti falta desta autodescoberta. No todo, o enredo é bem trabalhado, e como o li sem muita expectativas, o livro tornou-se uma surpresa satisfatória. Recomendo a leitura a todos aqueles que curtem livros do gênero. Vale muito a pena.

0 comentários:

Postar um comentário

Curta-nos no Facebook

Estou lendo