Resenha: Ouro, Fogo e Megabytes

Resenha


Ouro, Fogo e Megabytes "Como esconder uma suspensão escolar dos pais, resgatar uma criatura mágica das garras de uma poderosa e mal-intencionada corporação e ainda por cima salvar o país de um desastre sem precedentes?
Anderson Coelho, um garoto nada extraordinário de 12 anos, divide sua vida entre a pacata realidade escolar e uma gloriosa rotina virtual repleta de aventuras em Battle of Asgorath, jogo de RPG online em que jogadores do mundo todo vivem num universo medieval, cheio de fantasia. Lá, Anderson – ou Shadow, nome de seu avatar – tem vida de estrela: é o segundo colocado do ranking mundial. E são justamente suas habilidades que chamam a atenção de uma misteriosa organização, que o escolhe para comandar uma missão surpreendente junto com um grupo de ecoativistas nada convencionais.
Ao embarcar para São Paulo, Anderson mergulhará de cabeça em uma aventura muito mais fantástica que as vividas em seu computador. Os encontros com hackers ambientalistas, ativistas com estranhos modos de agir e muitas criaturas folclóricas oferecerão a Anderson Coelho respostas não só sobre sua missão, mas também sobre sua própria vida, enquanto um novo mundo se descortina diante de seus olhos." Autor: Felipe Castilho | Série: O Legado Folclórico # 1 | ISBN-13: 9788565383134 | Ano: 2012 / Páginas: 288 | Idioma: português | Editora: Gutenberg | Encontre AQUI

  Li e resenhei recentemente, um livro sobre o Folclore Brasileiro, e agora, não é que eu li outro? Este é mais um nacional, que nos apresenta o mundo onde o saci, a cuca, o lobisomem e todas as lendas folclóricas tem vez. Mesmo lendo os dois livros do gênero quase em seguida, não há meios para compará-los. São dois livros excelentes, muito bem escritos, e com enredos distintos.


Anderson Coelho, tem 12 anos e é o segundo colocado no ranking mundias do jogo Battle of Esgaroth, um jogo de interpretação de personagens online, e em massa para múltiplos jogadores, ou simplesmente MMORPG. O primeiro colocado do jogo, o Esmagossauro, avançou bastante nos últimos meses, mas eles já foram muito próximos no ranking, e inclusive, o Anderson já o venceu em uma batalha. 

Durante uma partida, onde jogava com seus amigos, um estranho falou com ele, e convidou-o para uma missão, porém sem sucesso. Também telefonou para sua casa, mas ainda assim, não conseguiu convencer o garoto. Quando ele leva uma suspensão na escola, após pular o muro, para buscar a bola para um valentão e encrenqueiro. E quando chega em casa, para contar aos pais sobre a suspensão, encontra o mesmo homem que ligou e falou com ele no jogo. Este homem, convenceu os pais do Anderson, que ele participaria da final de uma Copa de Matemática em São Paulo. Como os dias seriam suficientes para encobrir a suspensão, e de quebra, descolaria um valor em dinheiro, Anderson aceitou, e foi para lá.

Chegando em São Paulo, ele descobre um pouco mais sobre a Organização, e o papel deles, de lutar a favor da natureza. Porém, é claro que o garoto começou a perceber coisas estranhas, e foi descobrindo que na verdade, muitos dos membros da Organização, possuía poderes. 

Sinceramente, caso eu fale um pouco mais, transcreveria o livro e acabaria dando spoiler. É um livro que não dá para parar de ler, e de verdade, não conseguirei expressar o tão bom ele é, apenas nessa resenha. O livro tem belas sacadas de humor, consegui rir bastante, mesmo com tantas coisas estranhas acontecendo. É claro que muitas coisas que ocorreram, seria meio que impossível de ocorrer na realidade, principalmente em uma Megalópole como São Paulo. Mas este livro trata-se de uma FANTASIA, então não há motivos para reclamação em relação a isso. 

Felipe Castilho conseguiu apresentar o folclore brasileiro de uma maneira fenomenal, e inclusive a mim, apresentou alguns termos que não conhecia, como por exemplo, os capeloubos. Além disso, o principal, foi poder abordar um tema tão atual e delicado, como a natureza. O vilão desta estória, destrói a natureza por onde passa, e ainda assim, consegue reverter midiaticamente isto, com "soluções" para os problemas que ele mesmo causou. O livro foi escrito em 2012, e no ano passado, aconteceu aquela destruição sem tamanho em Minas Gerais, e foi a partir daí que eu percebi que, os jovens em idade escolar, e ainda em formação principalmente, PRECISAM ler este livro. Ele realmente precisa ser adotado nas escolas, e discutido entre eles. Eu, aconselho a todos que leiam, e sintam o mesmo que eu.

A série terá o total de 4 livros, sendo que 3 deles já foram lançados, assim que for lendo, resenharei eles aqui para vocês. Fiquem ligados.

0 comentários:

Postar um comentário

Curta-nos no Facebook

Estou lendo