"Ilustrações de Fabiana Salomão. O primeiro livro infantil de Thalita Rebouças, um história inspirada na sua afilhada Bia. Com o estilo descontraído e bem-humorado, que é sua marca registrada, a autora desconstrói o fascínio infantil pelas princesas ao contar a aventura de Bia, uma menina apaixonada por histórias de princesas que vivem felizes para sempre, até o dia em que ela entra num desses contos e descobre que vida de princesa pode ser muito diferente da que ela sempre sonhou. Fenômeno da literatura juvenil nacional com mais de 1,4 milhão de livros vendidos, Thalita Rebouças estréia na literatura infantil com “ Por Que só as Princesas se Dão Bem?”, um conto de fada às avessas Que vai conquistar as leitoras mirins." Autora: Thalita Rebouças | Ilustrações: Fabiana Salomão | ISBN-13: 9788562500565 | Ano: 2013 / Páginas: 36 | Idioma: português | Editora: Rocco | Encontre AQUI
Mais uma vez venho falar sobre um livro ilustrado pela Fabiana Salomão. Este, escrito pela autora Thalita Rebouças, tem uma história muito interessante, e uma lição para todos nós, adultos e crianças. No livro, a Bia, pergunta a sua mãe quais os motivos da princesa sempre se darem bem. Encontrando príncipes encantados, e com uma vida maravilhosa.
Porém, ela acaba em um castelo, virando princesa, e já começa o dia acordando cedo, para lidar com as obrigações que o principado acarreta. Ela tem que levantar para organizar eventos, para estar em cerimônias, e percebe que não há nada de fácil em ser princesa. Muito pelo contrário, há muito mais ônus, que bônus. E, quando volta a conversar com a mãe, afirma que não quer ser princesa nunca mais.
Achei muito interessante esta desconstrução que a autora trouxe. Por anos e anos, crianças são tidas como as princesas, as intocáveis, mas não é bem assim. Eu mesma, sempre achei que quando crescesse, encontraria o meu príncipe encantado, e viveríamos felizes para sempre. Mas depois que crescemos, e passamos a ter consciência da realidade, percebemos que não é bem assim. Mesmo sabendo que não existem príncipes, ainda há uma romantização exagerada, o que acaba acarretando em frustrações nos relacionamentos. E, se houver esta conscientização para nossas menininhas, talvez, elas cresçam sem esperar muito, ou demais dos homens.
A verdade é que não ser princesa é bom demais, e que bom que a Thalita escreveu isso para nossos jovens! Por menos princesas, e mais mulheres reais! ❤❤❤
0 comentários:
Postar um comentário