Resenha: Apenas Respire - Rossana Cantarelli Almeida



"Isabela Alencar é uma mulher jovem, independente e apaixonada por música. Na adolescência, seu irmão mais velho lhe apresentou às bandas de heavy metal. Após conhecer a banda Dawn Sunless e ser capturada pelo som da guitarra, decidiu estudar o instrumento. Já adulta, morando no Rio de Janeiro e trabalhando na Assessoria Jurídica da Marinha, vê sua vida ser marcada por uma tragédia. Decide, então, largar a carreira jurídica e dedicar-se à docência numa faculdade de música do Rio. A partir daí, sempre apoiada pelos amigos Mila e Frederico, Isabela verá sua vida mudar completamente, com a aceitação da Dawn Sunless para sua pesquisa de doutorado. Ela embarca para Nova Iorque para passar três meses no estúdio com a banda. Chegando lá, conhece pessoalmente seu ídolo, o guitarrista Luc Bellucce. Com sinais sutis, tem início um despertar de sentimentos provocados por sensações intensas. Uma paixão que ela jamais pensou em viver novamente." Autora: Rossana Cantarelli Almeida | ISBN-13: 9788559960167 | Ano: 2016 / Páginas: 346 | Idioma: português | Editora: Multifoco | Encontre AQUI

Como falei anteriormente aqui no blog que eu participaria de um book tour do livro Apenas Respire, da autora Rossana Cantarelli, este livro chegou, e hoje falarei sobre ele. Inicialmente não consegui falar sobre o livro por que ainda não conseguia compreender o que realmente senti por ele. Existem livros que me deixam assim, meio confusas e realmente não consigo falar sobre ele até que eu realmente tenha certeza plena dos meus sentimentos.

Isabela Alencar é uma jovem adulta formada em direito, e muito apaixonada por música. Sua formação acadêmica foi justamente por conta desta paixão, como sua mãe não aceitava que ela estudasse o que tanto amava por conta dos percalços da profissão, ela estuda e se forma em direito. Porém, depois de trabalhar durante um tempo na área jurídica da Marinha, e por passar por uma tragédia, ela decide finalmente seguir o seu sonho. 

Ela se forma em música e leciona em uma faculdade do ramo lá mesmo no Rio de Janeiro. Ela é muito dedicada a carreira que construiu com os anos, e estava agora terminando o seu doutorado, e para concluir uma pesquisa, sobre guitarra ela decide arriscar bastante. Quando adolescente ela cresceu ouvindo bandas de rock e se tornou fã da banda Dawn Sunless, e como sempre amou guitarra, era apaixonada pelo guitarrista da banda. Ela decide tentar uma experiência de três meses com a banda, no estúdio, acompanhando ensaios, e quaisquer outras coisas que a ajudassem com a sua pesquisa. Como ela queria saber como uma banda já consolidada reagiria com a saída de um dos integrantes, e na Dawn Sunless houve uma troca recente de baterista, seria perfeito para sua tese.

Mesmo com as pessoas achando que ela não conseguiria ir, a banda entra em contato e confirma a ida dela para lá. Ela organiza tudo para a sua ida e parte. Hospeda-se na casa de um casal musical, coincidentemente. Antes de conhecer a banda, a Isabella está muito ansiosa para conhecer a sua paixão da adolescência, o Luc Bellucce. Quando finalmente chega o dia, ela o acha um pouco seco, mas não foi o suficiente para deixar de sentir atração por ele. Com o tempo a atração aumenta e tanto ele como ela se sentem envolvidos um pelo outro.

Naturalmente existem várias coisas que impedem este romance entre os dois, o principal deles é o relacionamento do Bellucce, o cara é casado há anos, e têm filhos. O outro motivo é a pesquisa da Isabella, ela precisa terminá-la, e nada pode impedir o sucesso da sua tese. E com os meses, a Isabella passa por muito mais coisas, conhece pessoas novas, e com certeza muita coisa pode mudar.

Confesso que me senti bastante incomodada com o tema da traição que é retratado aqui. Obviamente que o casado na história era o Bellucce e apenas ele devia respeito à sua esposa. Porém no livro é tudo tratado com muita naturalidade, e inclusive há o apoio de todos, seus dois melhores amigos, a mulher onde ela mora no EUA, exceto a sua mãe, todos acham super normal que ela se envolva com alguém comprometido, e na real, não é. 

Ainda fiquei bastante confusa com o final do livro, e como há uma continuação, a autora me explicou que contará sobre isto lá no segundo livro. Entretanto há os pontos positivos nisto tudo. Mesmo com a tragédia pela qual passou anos antes, a protagonista era muito imatura, e do meio para o final do livro eu percebi uma crescente mudança na sua maturidade. Até o momento que ela faz besteira de novo, kkkkkkk. É um livro muito bem escrito e que te deixa bastante curioso para saber mais, e mesmo não concordando com a postura da protagonista em relação a traição, eu gostei do livro. E espero ler o segundo e entender bastante coisa daquele final. 

0 comentários:

Postar um comentário

Curta-nos no Facebook

Estou lendo