Resenha: Juntando os Pedaços - Jennifer Niven



"Jack tem prosopagnosia, uma doença que o impede de reconhecer o rosto das pessoas. Quando ele olha para alguém, vê os olhos, o nariz, a boca… mas não consegue juntar todas as peças do quebra-cabeça para gravar na memória. Então ele usa marcas identificadoras, como o cabelo, a cor da pele, o jeito de andar e de se vestir, para tentar distinguir seus amigos e familiares. Mas ninguém sabe disso — até o dia em que ele encontra a Libby. Libby é nova na escola. Ela passou os últimos anos em casa, juntando os pedaços do seu coração depois da morte de sua mãe. A garota finalmente se sente pronta para voltar à vida normal, mas logo nos primeiros dias de aula é alvo de uma brincadeira cruel por causa de seu peso e vai parar na diretoria. Junto com Jack. Aos poucos essa dupla improvável se aproxima e, juntos, eles aprendem a enxergar um ao outro como ninguém antes tinha feito." Autora: Jennifer Niven | ISBN-13: 9788555340246 | Ano: 2016 / Páginas: 392 | Idioma: português | Editora: Seguinte | Encontre AQUI


Não é novidade para quem acompanha o blog que um dos meus livros favoritos da vida é Por Lugares Incríveis da Jennifer Niven. E quando soube que mais um livro da autora estaria disponível aqui no Brasil, fiquei extremamente feliz e ansiosa para cair matando na leitura. As minhas expectativas obviamente estavam lá em cima, no topo do mundo, mas decidi me desprender. Depois de tantos livros lidos, você começa a perceber que deve ler todo e qualquer livro como novo, sem se prender ao livro anterior do autor, para não se decepcionar. E foi muito bom ter feito isso, pois são livros completamente diferentes, que contam histórias diferentes e não existem motivos para uma comparação. 

Em Juntando os Pedaços conhecemos duas pessoas com duas histórias diferentes, singulares e marcantes e que em algum momento irão se cruzar. Jack tem uma doença que impede de reconhecer o rosto das pessoas e esconde isso de todos ao seu redor. Nem mesmo os seus pais sabem sobre a sua doença, que ele descobriu o que era depois de pesquisar bastante. A prosopagnosia é uma doença que impede que a pessoa una os olhos, nariz, boca e forme uma imagem, e grave-a. Com isso, ele usa algumas características para reconhecer as pessoas. Como por exemplo a forma de andar, a voz, a forma de falar, altura, cor do cabelo e pele, ou quaisquer outras coisas que permitissem uma identificação assertiva. 

Libby é uma jovem marcada pela morte tão precoce da sua mãe. Por conta disso ela descontou toda a sua tristeza na comida e foi engordando sem ao menos notar. Não só ela, mas o seu pai também não foi percebendo o quanto a sua filha estava engordando, até ela não sair de casa e não conseguir mais levantar da cama. E foi necessário recorrer a um guincho e a parede da sua casa teve de ser quebrada. Anos depois dessa situação e muitos quilos a menos, ela voltaria a escola depois de tantos anos. O momento do seu resgate virou um "espetáculo" na TV e nos jornais, e ela ainda tinha o receio de ser humilhada por isso. Mesmo com tantos quilos a menos, ela ainda era obesa, e logo no seu primeiro dia de aula, sofreu bullying por isso. E é justamente nesta situação que o caminho dos dois se cruzam e direto da diretoria.

A relação entre eles começa da culpa, pois o Jack não queria ter feito o que fez. Só caiu na pilha dos seus amigos sem limites. Na aproximação entre eles, ele abre pra ela o seu problema, e decide descobrir se realmente possui a doença, e ela, se morreria jovem como a sua mãe. Durante esta descoberta e esta jornada, os dois percebem que seus caquinhos poderiam ser reunidos. Mesmo que as descobertas não fossem, ou fossem favoráveis, o mais importante foi a bela e sincera amizade que começou a se formar. 

Como falei anteriormente, a minha escolha de não carregar tantas expectativas foi muito favorável. Diferentemente do casal do livro Por Lugares Incríveis, a relação de amizade entre eles não fica apenas ali. Há um relacionamento mais profundo, e a forma como eles se enxergam é o principal fator para isso. Jack e Libby se completam apenas como eles poderiam  se completar. Mesmo acima do peso, depois de uma depressão profunda, e anos afastada da escola, ela demonstra uma auto-estima tão elevada, que mesmo sofrendo por dentro por conta das ofensas, ela sabe que não é aquilo e não se resume aquilo. Uma das cenas que mais amei, foi justamente dela se auto-afirmando, desfilando pela escola de biquíni, e roxo. O que as pessoas pensavam dela, não fazia a mínima diferença. 

A cena mais marcante do livro pra mim, foi quando o Jack revela a sua família sobre a prosopagnosia, a forma acolhedora como todos eles o abraçam. Juntando os Pedaços é para mim, mais um livro sobre aprendizado. Conheci bastante uma doença que nunca tinha ouvido falar antes, mesmo sendo uma doença que não é tão rara. E me fez ficar extremamente preocupada acerca da obesidade. Como vocês sabem, perdi recentemente a minha irmã e estou comendo muito, muito errado. Esqueço de comer o dia inteiro e ataco a comida a noite. A gente vai engordando realmente sem perceber e cada vez que pisa na balança, o peso está maior. Com certeza este livro me mostrou que preciso de ajuda e eu preciso de coragem para dar o primeiro passo. 

Mais uma vez Jennifer Niven me ensinou e me emocionou. Com certeza é uma autora que vou querer ler tudo que ela lançar, pois de uma forma, ou de outra, algo de bom eu vou conseguir extrair da leitura. Pessoas, recomendo e muito Juntando os Pedaços e Jennifer Niven para vocês. 

1 comentários:

  1. Priscila!
    Ganhei esse livro e aguardo chegar, porque quero fazer a leitura logo.
    Bem interessante ver que diferentes e excluídos acabam encontrando o amor através dessas diferenças.
    Desejo um mês repleto de realizações e uma semana de luz e paz!
    “ Eu creio que um dos princípios essenciais da sabedoria é o de se abster das ameaças verbais ou insultos.” (Maquiavel)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP COMENTARISTA ABRIL especial de aniversário, serão 6 ganhadores, não fique de fora!

    ResponderExcluir

Curta-nos no Facebook

Estou lendo