Resenha: Eu, Você e A Garota Que Vai Morrer - Jesse Andrews



"Livro que deu origem ao filme vencedor do Festival Sundance 2015, nas categorias Público e Crítica, com estreia marcada para 12 de junho nos EUA, Eu, você e a garota que vai morrer é uma mistura perfeita entre drama e humor e um retrato preciso da adolescência em face do amadurecimento. Na trama, Greg tem apenas um amigo, Earl, com quem passa o tempo livre jogando videogame e (re)criando versões bastante pessoais de clássicos do cinema, até a sua mãe decidir que ele deve se aproximar de Raquel, colega de turma que sofre de leucemia. Contrariando todas as expectativas, os três se tornam amigos e vivem experiências ao mesmo tempo tocantes e hilárias, narradas com incrível talento e sensibilidade. Crossover com enorme potencial no segmento young adult, o romance é perfeito para fãs de livros e filmes como A culpa é das estrelas e As vantagens de ser invisível." Autor: Jesse Andrews | ISBN-13: 9788568432181 | Ano: 2015 / Páginas: 288 | Idioma: português | Editora: Rocco Fábrica231 | Encontre AQUI


  O final da sinopse fala que é perfeito para fãs do livro A Culpa é das Estrelas, porém, minha opinião é completamente diferente do que ali está escrito, o livro é quase uma crítica ao livro, e 0,00000 de romantismo. Greg, um garoto gordinho, e estranho, faz de tudo para não ser notado na escola, e por isso, acabou se infiltrando em todos os grupos, sem realmente fazer parte de nenhum deles, e no ano seguinte, por já não ser mais um calouro, se tornou imperceptível. 


O livro ainda relata as pseudo conquistas dele, e a única garota que gamou nele, a Raquel, ele esnoba, e decide não sair mais com ela. Se não fosse pelo amigo Earl, Greg seria um estranho completo, e sem amigos. Mesmo sendo amigos, é uma amizade meio que peculiar, eles se vêem fora da escola, rodam diversas versões de filmes, e jogando video game, mas na escola, eles praticamente não se encontram, nem se falam.

A amizade entre Raquel e Greg começa quando ela é a diagnosticada com leucemia, e sua mãe o obriga a dar atenção a ela, mesmo que ele não queira. A aproximação entre eles é meio que forçada, porque eu honestamente, não iria querer uma amizade por pena. E já por aí duvido um pouco do que o livro iria desenvolver.

Earl, decide mostrar os filmes deles para Raquel, filmes estes, que eles não mostravam a ninguém, por não serem tão bons, e é aí que eles começam mais a ter uma amizade, por assim dizer. Durante todo o livro, Greg afirma que ela iria morrer, e que não sentiria falta, mas não é isso que a gente vê durante todo o enredo, ele sempre está se preocupando, e visitando, mesmo que ele afirme o contrário.

Vi algumas pessoas falando que este livro é mais próximo da realidade, do que o ACEDE, e creio que nenhum dos dois se aproxima disso, falo com conhecimento de causa, por já ter vivido isto. A cada capítulo, ele perguntava o que a gente ainda estava fazendo ali, lendo aquele livro de merda, e sinceramente Greg, nem eu sei. Te dei uma chance, porque queria entender alguma coisa no final.

E eu entendi, entendi que este livro é uma sátira bem humorada, e provavelmente eu poderia ter gostado um pouco mais, caso não tivesse vivido um caso de leucemia na família, e senti que a forma abordada não foi saudável para mim, que li. Não estou dizendo que o livro é ruim, longe de mim. Apenas afirmo que não foi um bom livro para mim, demorei muito para terminar a leitura, e está sendo muito complicado de falar sobre ele, sem que desmotive as pessoas a lerem. Pra quem gosta de sátiras deste tipo, acho que seria uma boa opção, talvez se eu lesse em outro momento, pudesse ter gostado mais. É isso, como falei, estas são as minhas impressões, e só você poderá afirmar as suas, então não se desmotivem por mim.

1 comentários:

  1. Já vi muitas resenhas positivas, mas tbm vi muitas negativas, fiquei na dúvida se leio ou não.

    ResponderExcluir

Curta-nos no Facebook

Estou lendo