TOP 5: Sick-Lits

Hoje, o TOP 5 são dos meus Sick-lits favoritos, porém, para dar início à lista, precisarei explicar o que significa o termo. Em tradução para o nosso português, Sick-Lit significa Literatura doente, ou enferma, e, nada mais é que livros voltados a enfermidades graves, tanto físicas, como psicológicas. As mais comuns são depressão e câncer, geralmente, são os temas mais abordados em livros do gênero.

Sou uma viciada em livros do gênero. São os que mais me tocam, os que dão excelentes lições, e os que mais gosto de ler. Vai ser difícil escolher apenas 5, então, vamos a eles.

1 - Extraordinário - R. J. Palacio

Neste livro, o protagonista sofre uma deformidade facial, e por conta desta doença, já passou por diversas cirurgias, e ainda assim não possue uma boa aparência. Porém Auggie me encantou, por ser tão feliz, alegre, confiante, e o quanto me ensinou que meus problemas, perto dos de outras pessoas, nada são. Sendo assim, não poderia ser outra escolha para o primeiro lugar.

2 - Por Lugares Incríveis - Jennifer Niven

Violet e Finch, os dois portagonistas, sofrem problemas psicológicos, cada um de uma maneira distinta. Enquanto Violet ficou depressiva após a morte da irmã, Finch, depois de tanto descaso dos pais, e ter um pai de comportamento violento, fala muito sobre suicídio, e percebemos que há uma tendência suicida nele. Este livro me marcou, e marcou o ano de 2015 para mim. 

3 - A Culpa é das Estrelas - John Green

Este livro caiu nas graças de todos, e junto com ele, o filme. Os protagonistas, com câncer, uma em estágio avançado, o outro em remissão. O amor e cuidado dos dois, encantou muitos. Eu curti bastante, e só li o livro após o boom! 

4 - A Lista Negra - Jennifer Brown

Este livro é sobre um massacre em uma escola. O autor dos tiros, sofreu bullyng, e reagiu desta maneira, orquestrando um ataque, e assassinando colegas e professores. Com esta narrativa, longe de justificar o erro de quem comete um crime, diversas vezes parei e pensei, que nem todos reagem da mesma forma que nós. 

5 - Como eu era Antes de Você - Jojo Moyes

Com um protagonista tetraplégico, e uma protagonista maravilhosa, este livro me fez chorar horrores, e eu tive certeza como eu amo este gênero. Não é que eu goste de sofrer, ou de chorar. Mas sim, das lições que nos é ensinada.

E vocês? Quais são os seus Sick-Lits favoritos? Gostam do gênero?


0 comentários:

Postar um comentário

Curta-nos no Facebook

Estou lendo