Resenha: Harry Potter e a Pedra Filosofal - J.K. Rowling



"Um bebê é deixado à porta da família Dursley, com uma carta que explica quem ele é e quais os mistérios que envolvem sua sobrevivência. Onze anos mais tarde, Harry Potter recebe o melhor dos presentes de aniversário: descobre que é um bruxo e como tal deve ser educado. Conduzido por Rúbero Hagrid, o doce e atrapalhado gigante ruivo, Harry inicia sua trajetória no cotidiano da magia. Na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, sob a direção do sábio professor Alvo Dumbledore, ele aprende a fazer poções, feitiços, a transformar coisas e a "pilotar" uma vassoura. Enfrenta as dificuldades normais de um principiante e uns obstáculos a mais lhe são impingidos por sua fama. Afinal, Harry Potter, mesmo sem saber, derrotou o mais terrível dos feiticeiros. Agora, para prosseguir vitorioso, precisa aprender a dominar a sabedoria contida em valores simples da vida como a amizade, a perseverança e o amor." Autora: J.K. Rowling | Harry Potter # 1 | ISBN-13: 9788532527844 | Ano: 2000 / Páginas: 223 | Idioma: português | Editora: Rocco | Encontre AQUI

  Durante anos eu deixei a leitura de Harry Potter de lado, fui adiando o máximo que pude e até hoje não sei o real motivo. Mas finalmente cedi aos encantos desta série, já sabendo que o meu bolso nunca mais seria o mesmo. Já comecei sabendo que o primeiro livro ainda tinha uma pegada mais infantil, pois Harry Potter e os seus amigos ainda tinham 11 anos, começando a entrar na adolescência, e sem conhecer muita coisa a respeito do mundo. Harry Potter tem uma cicatriz em forma de raio na testa e seu cabelo, por mais que ele corte, não para de crescer. 

Mas Harry Potter, durante toda a sua infância já sabia o que era sofrer. Ele foi criado com os tios que morriam de medo que ele conhecesse a sua real origem, e durante todo este tempo, mentiu para ele sobre isso. Para Harry, seus pais morreram em um acidente de carro e ele precisou ficar com os tios desde então. Os Dursley não faziam a mínima questão de demonstrar qualquer afeto a Harry, exatamente por não terem nenhum. Potter vivia no armário, comia as sobras e era tratado como um criado. Quando a véspera do seu aniversário chega, muitas e muitas cartas chegam em sua casa, mas o seu tio não deixa ele saber do que se trata. Quando a chegada das cartas ficam fora de controle, o Dursley decide sair dali, o que também não adianta. E é então que Hagrid entra em cena. O bruxo chega no casebre, e conta para Harry que ele é um bruxo e que ele foi convidado para estudar na escola de bruxos em Hogwarts. Conta pra ele ainda que os seus pais, que morreram assassinados por um bruxo que não deve ser nomeado, deixou para ele uma fortuna em um banco de bruxos, e que ele não precisaria de um centavo da sua família de "trouxas", que com certeza não o ajudaria em nada.

Ainda na entrada da plataforma 9³/4, ele conhece uma família inteiramente ruiva, os Wesley. E ali já se inicia uma amizade, com o Rony, que entrava em Hogwarts junto com ele. Ainda no trem que os levava a escola, ele conhece Hermione, a garotinha que sabia de tudo, e que logo de cara causou uma antipatia nos dois, o que não durou muito, e conhece o Draco Malfoy, e este sim é antipático de nascença, e de árvore genealógica.

Na escola, há uma cerimônia de escolha de casas, que são quatro, Grifinória, Corvinal, Sonserina, Lufa-Lufa. Harry não queria ficar na Sonserina, pois era dali que surgiram todos os bruxos que se uniram a Voldermort. E Rony, Hermione e ele ficam na Grifinória. E é lá que eles começam a primeira aventura desta jornada. Harry, ainda se torna o apanhador mais novo da escola, no time de quadribol, que é o futebol dos bruxos, jogando sentados em vassouras, e com 4 bolas. Uma delas é responsabilidade do apanhador pegar, e quem conseguir, vence o jogo. Chama-se pomo-de-ouro, e é uma bola dourada, com asas. 

Quando eles descobrem algo de muito estranho dentro de Hogwarts, eles decidem descobrir o que é, e resolver este problema. E são muitas, várias confusões até finalmente ter certeza do que era, e descobrir quem estava por trás disto.

Me arrependi profundamente de não ter lido Harry Potter anos antes, me vi presa em um enredo completamente diferente de tudo aquilo que já li em minha vida. A maneira como aquelas crianças lidam em relação a amizade é algo que ensina muito a todos nós, sejamos adultos ou crianças. A maneira como eles se sacrificam pelos outros, mostram também o quanto de pureza há em uma criança. Fiquei tão apaixonada de uma forma que não imaginava. Depois, assisti ao filme, e não conseguiria enxergar outros atores no lugar dos personagens. Quando eles descobrem sozinhos acerca da Pedra Filosofal, e os poderes contidos nela, eles decidem salvar o mundo, mesmo que isto envolva riscos. 

Não há possibilidade de não recomendar esta série, e estou louca para conhecer ano após ano, em quais problemas este trio vai se meter. 

4 comentários:

  1. Priscila!
    Não tem como não ficar apaixonada pelos livros do Harry e que bom que gostou, mesmo depois de tanto tempo.
    A autora foi bem feliz em escrever uma história tão criativa, onde nos apegamos aos personagens e vivenciamos com eles tudo que passam.
    “O que sabemos, saber que o sabemos. Aquilo que não sabemos, saber que não o sabemos: eis o verdadeiro saber.” (Confúcio)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de JANEIRO dos nacionais, livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  2. Harry Potter rei pra sempre! Livro que marcou uma geração inteira e ainda vem marcando! Eu tenho muita paixão pelo história desse garotinho e de seus aventuras e dramas com seus amigos.

    ResponderExcluir
  3. Eu na época que tinha começado comecei a ler o primeiro livro e lembro que era bem infantil mesmo, o mais de todos, mas eu parei de ler não lembro porque. Na época não era muito de leitura. Acabei deixando os livros e vendo só o filme. Mas até agora fico chateada por não ter lido. Mas um dia eu leio!

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    Li esse serie faz um tempinho, mas também demorei muito para finalmente ler o primeiro livro, e quando li adorei, realmente é bem diferente e ao mesmo tempo igual ao filme, acho que nunca irei ler HP sem imaginar os personagens dos filme que acredito retratar muito bem o que a J.K. Rowling e foi ótimo descobrir algo a mais sobre esse mundo !!

    ResponderExcluir

Curta-nos no Facebook

Estou lendo