"Sorrisos Quebrados gira em torno de três personagens: a jovem Paola, a pequena Sol e seu pai, André. Os três são vítimas de violências distintas, que deixaram marcas profundas em cada um. Trata-se de uma história de superação de dores, magia, estrelas e de como importantes laços humanos podem se formar a partir da autoaceitação, da arte e da tolerância no cotidiano." Autora: Sofia Silva | Série Quebrados # 1 | ISBN-13: 9788558890458 | Ano: 2017 / Páginas: 232 | Idioma: português | Editora: Valentina | Encontre AQUI
E então eu finalmente li Sorrisos Quebrados! Quando um livro é super bem comentado, e fica em evidência, é normal ter a curiosidade e ver se era realmente tudo isso.
Em Sorrisos Quebrados já começamos a narrativa de uma forma extremamente impactante. Uma cena de extrema violência, que me fez sentir náuseas, e me aproximou demais da protagonista. A violência física e emocional que Paola passou, deixou marcas em sua aparência, mas principalmente em sua alma. Ela foi casada com um homem maravilhoso, que se transformou em um monstro. Coisa que infelizmente é comum demais no nosso cotidiano, e que só aumenta, me deixando muito preocupada. A partir do instante em que é violentada e quase morta pelo marido, ela demora a ficar bem de saúde, passa por diversas cirurgias e passa a viver em uma clínica para pessoas que passaram por algum trauma.
E é lá que depois de alguns anos ela conhece Sol, as duas não se aproximavam das pessoas devido a suas marcas, e se aproximaram uma da outra, tornando-se amigas. Mas é quando ela conhece André, o pai da Sol, que ela começa a superar suas dores e medos, se abrindo novamente para uma relação.
Como vi muitas pessoas que conheço amarem este livro, decidi lê-lo e tirar as minhas conclusões a respeito. Inicialmente, achei que seria um outro enredo, pois o início sugere isso. Foi um prólogo tão impactante, que realmente achei que iria amar o livro inteiro, assim como amei seu começo. A história da Paola é linda, é incrível de verdade, principalmente por sabermos que isso realmente acontece com as mulheres do mundo inteiro. Mas acho que a história foi mal direcionada. Não consegui crer na aproximação tão rápida do casal, foi bem forçado e muito rápido, principalmente para ela. E por vezes, a narrativa exageradamente poética e com muitas frases de efeito, forçaram a amizade.
Não sei se a autora escreveu o começo em uma época e depois terminou, pois é o que realmente parece aqui. Eu imaginei que ela começou a escrever, deixou lá guardadinho e algum tempo depois, voltou a escrever a história. Não é que não gostei do livro, pois gostei. Achei a história dela linda, amei a Sol, amei o André, mas não amei a construção do casal. Não acho também uma leitura poética ruim, muito pelo contrário. Porém, o uso demasiado aqui, não ficou tão legal. Não é o uso de cada um dos pontos que citei e sim o exagero delas que não me agradou.
Não conhecia a Sofia e no início achei que ela era brasileira, porém ela é portuguesa. Espero ter a oportunidade de ler outras histórias dela, e ver se desta vez não vou ficar um pouco decepcionada. Eu dei 4 estrelas para o livro, pois ele é realmente bem lindinho, mas não amei.
Oi. Tudo bem?
ResponderExcluirEu nunca senti vontade de ler esse livro, mas sempre que vejo as resenhas fico curiosa porque todo mundo diz que gosta do início e meio que se decepciona um pouco no desenvolvimento da história. Fica tudo meio rápido, a moça se entregando ao cara que mal conheceu rápido demais, não sei se lidaria bem com isso. Por isso não tenho interesse em ler a história.
Beijos
http://www.leitoraencantada.com/